sábado, 14 de maio de 2011

Roteiro MAIO 2011:

1º ENCONTRO: MAIO MÊS DE MARIA 

1) Frase: “ O anjo do Senhor anunciou à Maria. E ela concebeu por obra do Espírito Santo.”
2) Acolhida: Oração inicial, Canto inicial, Vinde Espírito Santo.
3) Abraço da Paz: A coordenação convida a todos, pra saudar uns ao outro, cantando. (quero te dar a paz, do meu senhor, com muito amor...).
4) Desenrolar do Tema:
Leitor 1: Quando na pequena casa de Nazaré, um anjo apareceu para uma Virgem, a mais bonita e pura jovem de Nazaré, para dizer-lhe que Deus a escolhera para ser a mãe do Salvador. Ela assustou-se por não ser ainda casada e por isto não podia ser – pensava ela – a mãe do nascituro Salvador. Seu nome era Maria, seu noivo José. Naquele dia o Verbo eterno, por quem tudo fora criado, escondeu-se na clausura virginal daquela jovem, vestiu-se da carne humana e veio salvar a humanidade. Porque Ela nos deu o Salvador, tornou-se “a Mãe do meu Senhor” (Lc 1, 43) como a chamou Isabel. Deste dia em diante, os que cremos no Evangelho a proclamamos “Mãe de Deus”, a mais alta dignidade a que pode ser exaltada a criatura humana. Leitor 2: O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Maria. Se as mães merecem ter um dia no ano para serem carinhosamente homenageadas, a Mãe de Deus, que nos foi dada também por mãe na tarde dolorosa do Calvário, bem merece ser lembrada e homenageada o mês inteiro, por isso temos o mês de maio como o mês de Maria, o Mês da Mãe do Senhor, Seríamos muito pobres e miseráveis, se nos dissabores da nossa caminhada terrena não A tivéssemos como mãe protetora e solícita. É só lembrar a cena das bodas em Canaã da Galileia. Por discretíssimo pedido de sua Mãe, Cristo Jesus transformou barris de água em vinho de alta qualidade. As confidências, que a mente e o coração do sacerdote guardam, relatam as graças do céu tão abundantes, vindas da intercessão de Maria Santíssima em favor das mães que imploram por seus filhos.
Leitor 3: Esta solicitude da Mãe de Jesus pelos cristãos é descrita de maneira colorida pelos poetas, que têm o carisma de dizer as coisas com graça e beleza. Já Dante, na Divina Comédia, havia advertido a quem quer algo do céu e não recorre a Ela é o mesmo que querer voar sem asas. Maio, mês de Maria, é convite para olhar o céu em homenagem à Mãe de Deus. Daí a certeza da proteção divina para nossos passos nesta difícil Ascenção a que somos convidados. A razão de nossa confiança filial em Maria é que Jesus, depois de nos ter dado tudo que podia ainda na cruz nos deu Nossa Senhora!
5) - Canto: Fala, Senhor!
Fala, senhor!/ nos queremos te ouvir/ teus ensinamentos, fielmente seguir./ nós estamos aqui!/ vê as nossas ações/ fala aos nossos corações.
Fala, Senhor!/ e nos faz compreender/ tua palavra e buscar teu poder./ aleluia, aleluia!/ tu és fonte de amor/ por isso fala, senhor!
- Leitura bíblica: Lc 1, 39-56
6) Dinâmica: EVANGELHO EM PEDAÇOS
- Participantes: 10 a 15 pessoas
- Tempo Estimado: 30 minutos
- Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate.
- Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.
- Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de
passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.
- Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura
compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar
a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o
seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debate
sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

7) Bênção Final:
- Oração: A Salve Rainha faz parte do Rosário, rezada ao final de cada Terço.  É uma saudação  à Maria e, ao mesmo tempo, uma entrega da nossa vida à misericórdia da Mãe de Deus. Então todos juntos de pé, vamos em voz alto rezar.
Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida e esperança nossa, salve.
A vós bradamos degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Pai-Nosso, Ave Maria, Bênção final, ver quem vai preparar o próximo encontro.
Canto final: Nossa senhora


2º ENCONTRO: MAIO. MÊS DAS MÃES, DA MÃE DE JESUS E NOSSA MÃE!


1) Frase: “Sou todo teu, Maria” – Papa João Paulo II
2) Acolhida: Oração inicial, Canto inicial, Vinde Espírito Santo.
3) Abraço da Paz: A coordenação convida a todos, pra saudar uns ao outro, cantando. ( que a paz do senhor jesus esteja com você meu irmão. )
4) Desenrolar do Tema:
Leitor 1: Mês das Mães. É o Mês de Nossa Senhora, a Mãe de Deus. A Sempre Virgem Maria, através de seu semblante deixa transparecer a divindade de seu Filho muito amado, Jesus. Ela é a Mãe do Puro Amor. Como é bom podermos dedicar um mês de exclusividade aquela que nos deu de presente o Salvador feito homem, Jesus Cristo. Podemos afirmar sem medo de errar que é uma troca de grandes presentes: Maria nos dá Jesus Salvador, e Jesus nos dá de presente a sua Santa e divina Mãe no alto da cruz na pessoa do discípulo amado (João) que ali representava a toda humanidade, portanto, a cada um de nós.
Leitor 2: O nosso saudoso Papa João Paulo II nos deixou um grande legado de amor e ternura pela Virgem Maria, inclusive seu lema papal era “Sou todo teu, Maria” sua expressão da imensa confiança dele na Mãe de Deus, Inclusive o Papa nos falou se nós queremos ser fiéis a Deus e ao nosso Salvador temos que seguir o exemplo da Virgem, e para isso ele nos convoca a entramos na Escola de Maria. Ele disse - Meus queridos: entremos na escola de Maria e sejamos alunos aplicados, atenciosos que escutem a divina professara que nos ensinará os divinos ensinamentos para que sejamos filhos fiéis e obedientes ao Pai do Céu como ela fez em sua vida. Maria Santíssima nos tome em suas santas e divinas mãos, pois nem sempre somos filhos e filhas obedientes.
Leitor 3: Seja nosso auxilio como dizia São Jose Maria  Escrivã em SULCO número 180: “Auxilio dos cristãos” reza com toda a segurança a ladainha de Nossa Senhora. Experimentastes repetir essa jaculatória nos teus transes difíceis? Se o fizeres com fé, com ternura de filho ou de filha, verificarás a eficácia da intercessão de tua Mãe Santa “Maria, que te levará à vitória." Aqueles que confiam a Maria como dizia o Papa João Paulo II e São Jose Maria jamais serão decepcionados, sejamos marianos e cultivemos o hábito de rezarmos a Mãe de Deus e nossa que prontamente nos apresentará a Santíssima Trindade. Ela é promessa, é esperança, é ternura, e é a bondade do amor de Deus para todos nós. É canal direto que nos comunica com Seu Divino Filho, Jesus nosso Senhor e Salvador. É nossa intercessora. A Ela, confiamos nossas fraquezas, nossos sofrimentos, nossas limitações, nossas famílias, nossa Igreja, nossa Paróquia, nossa diocese, nosso clero, nossos fiéis leigos e todo povo. Nossa Senhora é o nosso auxílio, nosso socorro.
Leitor 4: No mês de maio também comemoramos o dia das mães, aquela mulher que nos deu a vida, assim como Maria deu vida a Jesus, que nos ama, que cuida, protege, sofre com nossas dores, que nos ama acima de qualquer coisa, assim como Maria amou Jesus, e chorou por ele nos pés da cruz. Como diz em Lucas 11, 27 “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Maria? Mãe? Os mesmo valores, o mesmo amor por seus filhos, o mesmo mês pra comemorar, o mês das mães, o mês do amor, do carinho da proteção. O que significa ser mãe? Que amor e esse que supera tudo? Que ama acima de tudo? Que da a vida? Mãe, seja sempre devota de Maria, procure imitá-la em suas atitudes, seja terna e carinhosa, pois ela será sempre sua companheira em todas as situações da vida.
5) - Canto:  Aclamação
Aleluia, Aleluia, Aleluia,/ Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Lembra-te do salvador na tua juventude/ E ele te dará vida de amor e plenitude,/
Lembra-te de amar enquanto é tempo de amor/ Ouve as palavras do Senhor.
- Leitura bíblica: Lucas 11, 27-28
6) Dinâmica: Famílias de Pássaros
1-Passos:
- Participantes são divididos em duas equipes: a) A família dos
Joões-de-barro; b) a família dos pardais
Nos extremos opostos da sala, marcam-se dois ninhos: a) um dos
João-de -barro; b) outro dos pardais.
Os Joões-de-barro caminham agachados e os pardais brincam saltitantes,
num pé só. Uns e outros brincam juntos num mesmo espaço.
- Enquanto estiverem andando todos misturados, mas cada qual em seu
estilo,
será dado um sinal e as famílias terão de voltar a seus ninhos. Cada qual o
fará agachado ou saltitando, conforme se trate de João-de-barro ou pardal. A
família vencedora será aquela, que, por primeiro, reunir todos os seus
companheiros no ninho.

7) Bênção Final:
- Oração: - O anjo do Senhor anunciou à Maria.
- E ela concebeu por obra do Espírito Santo
Ave Maria...
- Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...
- E o verbo se fez homem
- E habitou entre nós
Ave Maria...
Pai-Nosso, Bênção final, ver quem vai preparar o próximo encontro.
Canto Final: Mae do Céu morena.

3º ENCONTRO: PORQUE COROAMOS NOSSA SENHORA?


1) Frase: ''Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol. A lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas''
2) Acolhida: Oração inicial, Canto inicial, Vinde espirito santo.
3) Abraço da Paz: A coordenação convida a todos, pra saudar uns ao outro, cantando.(Quero eu quero, te dar a paz, do meu senhor, com muito amor...)
4) Desenrolar do Tema:
Leitor 1: A devoção que a Igreja tem de coroar a imagem da Virgem Maria em muitas datas em que celebramos uma festa a ela dedicada, em especial no mês de Maio, é muito antiga. Este gesto quer externar o carinho que sentimos pela Mãe de Jesus e nossa Mãe. Não se trata de uma devoção vazia de sentido, e nem mesmo a consideramos uma deusa, Não é meta, mas é sinal. Sua missão é sempre nos apontar Jesus. Ela é aurora que antecede a luz radiante do magnífico Sol que é Cristo."
Leitor 2: ''Coroamos a sua Imagem, porque em nosso coração Ela tem um lugar especial, pois pelo seu “Eis aqui a serva do Senhor! faça-se em mim segundo a tua palavra”. Deus torna-se Homem em seu seio virginal. Ao anúncio do Arcanjo Gabriel, que falou - lhe claramente: “o santo que vai nascer de ti será chamado filho de Deus”. (Lc 1,35), Maria não titubeia e se coloca como serva, não só com palavras, mas logo vai ao encontro de sua prima Isabel, que ao receber sua visita, exclamou: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”. (Lc 1,43)
Leitor 3: ''Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol. A lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas''. Maria apareceu em muitos lugares, toda bela e formosa, a cheia de graças, o lírio da inocência, a mais pura que os anjos e mais esplendorosa do que o sol. A coroamos por ser pura, sem machas, bela, sem pecado, nosso exemplo. Por isso tiramos o mês de maio para homenageá-la, para coroá-la, pois um dia seria pouco pra homenagear a Mae de Deus, a Mae do nosso Salvador, a pura e bela.
5) - Canto: Eu vim para Escutar
1. Eu vim para escutar
TUA PALAVRA/ TUA PALAVRA,/ TUA PALAVRA DE AMOR
2. Eu gosto de escutar
3. Eu quero entender melhor
4. O mundo ainda vai viver
- Leitura bíblica: Lucas 1, 26-38
6) Dinâmica: JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO
Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura. Desenvolvimento: distribuir
aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um homem e
uma mulher. Anotar na figura: Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o
impressionaram. Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais
se arrependeu ao longo da sua vida. Diante da cabeça: 3 idéias das quais
não abre mão. Diante do coração: 3 grandes amores. Diante das mãos:
ações inesquecíveis que realizou. Diante dos pés: piores enroscadas em que
se meteu. Colocar em plenário - Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?
- Este exercício é uma ajuda? Em que sentido? - Em qual anotação sentiu
mais dificuldade? Por que? - Este exercício pode favorecer o diálogo entre as
pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por que? Iluminação bíblica:
Marcos 7, 32-3.
7) Bênção Final:
- Oração: Ó minha Senhora, e minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser.  E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
Pai-Nosso, Ave Maria, Benção final, ver quem vai preparar o próximo encontro.

Canto Final: Como é Bonita uma Religião que se lembra da Mãe de Jesus!
1.      O povo te chama de nossa senhora/ por causa de nosso senhor/ o povo te chama de mãe e rainha/ porque Jesus cristo é o rei do céu. E por não te ver como desejaria/ te vê com os olhos da fé / por isso ele coroa a tua imagem, Maria/ por seres a Mãe de Jesus/ por seres a mãe de Jesus de Nazaré.
Como é Bonita uma religião/ que se lembra da mãe de Jesus/ Mais bonito é Saber quem tu és!/ não és Deusa, não és mais que Deus/ mais, depois de Jesus, o Senhor/ Neste mundo, ninguém foi maior.
2.      Aquele que lê a palavra divina/ por causa de nosso senhor/ já sabe que o livro de Deus nos ensina/ que só Jesus Cristo é o intercessor! Porém, se podemos orar pelos outros, a mãe de Jesus pode mais./ por isso te pedimos em prece, ó Maria,/ que leves o povo a Jesus,/ porque de levar a Jesus, entendes mais!


4º ENCONTRO: MARIA A MÃE DE DEUS, A MÃE DA IGREJA


1)Frase: “Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, também é Mãe de toda a humanidade renovada.”
2) Acolhida: Oração inicial, Canto inicial, Vinde espirito santo.
3) Abraço da Paz: A coordenação convida a todos, pra saudar uns ao outro, cantando.
(Que a paz do senhor Jesus esteja com você meu irmão)
4) desenrolar do tema:
Leitor 1: Lê-se  em Lc 1, 41-42: Aconteceu que, mal Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou em seu ventre; e Isabel, cheia do Espírito Santo , exclamou em voz alta: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Por um momento na história Maria é o centro do desígnio de Deus. Por ela passam e se cruzam todos os caminhos. Com efeito, nela se encontram as duas Pessoas divinas que foram enviadas pelo Pai, o Filho e o Espírito. Primeiro o Espírito. Este desce sobre ela e arma nela a sua tenda, quer dizer, mora definitivamente em Maria. É o que o texto de Lc 1,35 deixa em luz cristalina. Estabelece-se uma relação única entre o Espírito e Maria. Ela é assumida pelo Espírito de forma tão radical que ela é elevada à altura do Divino. Por esta razão Lucas(1,35) diz: “por causa disso, o Santo gerado será chamado Filho de Deus”. O Filho de Deus só pode provir de alguém feito Deus. Maria, portanto, é o templo vivo do Espírito.
Leitor 2: Esse Espírito em Maria faz com que dela nasça o Filho de Deus encarnado. Maria empresta a sua carne. O Espírito vai gestando a santa humanidade de Deus a partir de Maria. Num momento preciso da história, quando ela diz ao anjo Sim, se fazem presente nela o Espírito que nela mora e o Filho eterno que começa a crescer como o seu filho. Dignidade maior não existe. Por isso Isabel tem razão em seu júbilo: Maria é bendita entre todas as mulheres do universo. O próprio Cristo quando na cruz a colocou como colaboradora íntima da obra salvadora por ele vivificada na cruz, em Jo 19, 26-27 tem-se: “Vendo a mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, Jesus disse para a mãe: “Mulher, aí está o teu filho”. Depois disse para o discípulo: “Aí está a tua mãe”. Ela sempre vivia em união com seu Filho, acompanhava-o passo a passo, associando-se a Ele, amando sempre aqueles que Ele amava.  Em Jo 2,5 está explicitado todo o serviço que Maria presta aos homens e que consiste em abri-los ao Evangelho de Cristo e convidá-los a obedecer-lhe: “Fazei tudo o que ele vos disser”.
Leitor 3: A Igreja,  instruída pelo Espirito Santo venera Maria, a Mãe muito amada, e foi nesta fé que através de Paulo VI proclamou-se Maria a Mãe da Igreja.  Ela que já era sem sombra de dúvidas a Mãe de Deus, Mãe de Cristo, quando o Espírito Santo a cobriu com sua sombra, seria também a Mãe da Igreja, porque é Mãe de Cristo, cabeça do corpo místico da Igreja.  Pode-se ainda dizer, que é Mãe da Igreja porque no momento que a Igreja nasceu do coração de Cristo, ela colaborou com o seu amor, sofreu e se sacrificou com o seu Filho para a redenção do mundo. Maria, mesmo estando na gloria do Pai, age na terra, pois o seu coração de mãe é tão grande quanto o mundo e intercede sem cessar pelos povos junto a seu Filho Jesus.
A Igreja hoje no seu renovar espiritual do povo de Deus, deve ter em Maria – o Evangelho encarnado, seja pelo modelo ideal  da ternura do seu coração de Mãe, seja pelo acompanhamento e proteção que Ela se permite,  para que Igreja tenha um novo caminho de peregrinação rumo ao Pai.
Leitor 4: Por tudo isso é que os cristãos devem após refletir a sua Igreja, na sua origem, na sua missão e no seu destino, voltar o olhar para Maria a fim de contemplar nela o que é a Igreja e o seu mistério, na “sua peregrinação da fé”, e o que ela será na pátria celeste ao termo final de sua caminhada, onde a espera, “na glória da Santíssima e indizível Trindade”, “na comunhão de todos os santos”, aquela que a Igreja deve venerar como a Mãe do seu Senhor e como que a sua própria Mãe, “Assim como no céu, onde já está glorificada em corpo e alma, a Mãe de Deus representa e inaugura a Igreja na sua consumação no século futuro, da mesma forma nesta terra, enquanto aguardamos a vinda do Dia do Senhor, Ela brilha como sinal da esperança segura e consolação diante do Povo de Deus em peregrinação.” (Lumem Gentium  68)”.
5) Canto: Fala, Senhor!
Fala, senhor!/ nos queremos te ouvir/ teus ensinamentos, fielmente seguir./ nós estamos aqui!/ vê as nossas ações/ fala aos nossos corações.
Fala, Senhor!/ e nos faz compreender/ tua palavra e buscar teu poder./ aleluia, aleluia!/ tu és fonte de amor/ por isso fala, senhor!
Palavra de Deus: João 19, 25-27
6) Dinâmica:"Sensibilidade"
Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O
grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar
as mãos, senti-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno
devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o
Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do
respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, (proibido abri-los), vão
tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O
Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão
correta deve dizer _Esta! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a
fechar os olhos e tenta novamente.
Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés,
orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade,
concentração e socialização do grupo.
7) Bênção Final:
- Oração: Que Nossa Senhora Mãe e Jesus cuide de cada uma com uma bênção e proteção especial.
Pai-Nosso, Ave Maria, Bênção final, ver quem vai preparar o próximo encontro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário